quarta-feira, dezembro 27, 2006

Uma tarde de canal 2

Cansada de programas natalícios, deliciei-me a ver o canal 2 durante a tarde de segunda-feira, ou seja, dia de Natal. E valeu a pena, aliás...vale sempre a pena...

Começando às 13.30: Três episódios de "THE O.C. II"


















15.45: Documentário bestial sobre o Grande "Cirque Du Soleil" e o espectáculo - FIRE WITHIN












16.45: Um filme curioso "MY FAMILY AND OTHER ANIMALS", adaptado da biografia de Gerald Durrel.

















Isto tudo para dizer que ainda há qualidade na televisão portuguesa...

Etiquetas:

domingo, dezembro 24, 2006

"Ligações Perigosas"



Título Original: Dangerous Liaisons

Realização: Stephen Frears

Elenco:
Glenn Close
John Malkovich
Michelle Pfeiffer
Keanu Reeves
Uma Thurman
















Sinopse:
Passa-se perto da Revolução Francesa, em plena decadência da aristocracia. Close interpreta a Marquesa de Merteuil que chama o seu ex-amante Valmont(Malkovich) para ajudá-la num plano de vingança contra o amante que a abandonou (em troca de futuros favores sexuais). É um jogo que não tem limites ou moral, desde que se cumpra uma única regra: nunca se apaixonar. Com o argumento do próprio Christopher Hampton (que adaptou o romance para o teatro), o filme tem diálogos brilhantes e cínicos.













Comentário:
Embora tenha algum apreço por "Valmont" de Milos Forman, este "Ligações perigosas" sempre me agradou mais. Hoje revi-o, creio que pela terceira vez, e continuo sempre a apreciá-lo por diversos factores.
O argumento (adaptado por Hampton a partir do romance de Choderlos de Laclos) é simplesmente fantástico. Relações humanas (o que pode haver de melhor) relações de amor, ódio, vaidade, inveja, desejo, orgulho, paixão, despeito, componentes do interior do Homem.
Glenn Close e John Malkovich representam de forma sublime (ou não fossem eles mestres da interpretação) as personagens de carácter duvidoso, amorais, sem escrúpulos, mas por quem, qualquer espectador se apaixona.
O que os move é a vaidade e o orgulho, o que os perde é o amor. Porque qualquer vilão, não consegue resistir a determinadas forças da Natureza e da vida, mesmo que queira cumprir uma regra num jogo perigoso.
Em suma, rever "Ligações perigosas" é ter o prazer de ver um fabuloso elenco e fruir de uma história cheia de força.

Etiquetas:

quinta-feira, dezembro 21, 2006

Contos Apátridas


"Contos Apátridas"
Bernardo Atxaga, José Manuel Fajardo, Santiago Gamboa, Antonio Sarabia, Luis Sepúlveda







Sinopse:Cinco histórias radicalmente distintas, escritas a partir de uma mesma premissa: a universalidade do território da ficção, para lá das diferenças nacionais e idiomáticas. Foi esse o propósito que reuniu neste livro os espanhóis Bernardo Atxaga e José Manuel Fajardo, o colombiano Santiago Gamboa, o mexicano Antonio Sarabia e o chileno Luis Sepúlveda.
Cinco histórias que renunciam às pátrias tradicionais, para criar as novas pátrias da liberdade e da imaginação.

Comentário:
Cheguei a um dilema... qual o melhor conto? Não há resposta!!! Este livro é sem dúvida de grande qualidade.
De entre os autores, apenas tinha lido Sepúlveda, agora que finalizei o livro fiquei curiosa em conhecer mais sobre os outros.
São mestres do conto, sem dúvida, o que me leva a crer que serão mestres da literatura.
O universo em que embarcamos ao lê-lo é peculiar e indescritível.
A escrita de qualquer um deles flui e sem esperarmos o livro chegou ao fim.

Etiquetas:

quarta-feira, dezembro 13, 2006

Tango

"O tango é um pensamento triste que se pode dançar"(Enrique Santos Discépolo)


















O tango é um estilo musical e uma dança a par. Tem forma musical binária e compasso de dois por quatro. A coreografia é complexa e as habilidades dos bailarinos são celebradas pelos aficionados. A origem do tango encontra-se na área do Rio da Prata, na América do Sul, nas cidade de Buenos Aires e Montevidéu.


















Origem da música:
A música do tango não tem uma origem muito clara. De acordo com estudos que não dispõem de numerosa documentação, o tango descenderia da habanera e se interpretava nos prostíbulos de Buenos Aires e Montevidéu, nas duas últimas décadas do século XIX, com violino, flauta e guitarra (violão). O escritor argentino Jorge Luis Borges afirmou que pelas suas características o tango só poderia ter nascido em Montevidéu ou Buenos Aires. O bandoneón, que actualmente caracteriza o tango, chegou à região do Rio de Plata por volta do ano 1900, nas maletas de imigrantes alemães. Não existem muitas partituras da época, pois os músicos de tango não sabiam escrever a música e provavelmente interpretavam sobre a base de melodias já existentes, tanto de habaneras como de polcas.

In Wikipédia


















Si Supieras

Si supieras,
que aun dentro de mi alma,
conservo aquel cariño
que tuve para ti...
Quien sabe si supieras
que nunca te he olvidado,
volviendo a tu pasado
te acordaras de mi...

Los amigos ya no vienen
ni siquiera a visitarme,
nadie quiere consolarme
en mi afliccion...
Desde el dia que te fuiste
siento angustias en mi pecho,
deci, percanta, que has hecho
de mi pobre corazon?

Sin embargo,
yo siempre te recuerdo
con el cariño santo
que tuve para ti.
Y estas en todas partes
pedazo de mi vida,
y aquellos ojos que fueron mi alegria
los busco por todas partes
y no los puedo hallar.

Al cotorro abandonado
ya ni el sol de la mañana
asoma por la ventana
como cuando estabas vos,
y aquel perrito compañero
que por tu ausencia no comia,
al verme solo el otro dia
tambien me dejo.

O Tango é a expressão dos sentidos, é o momento sublime em que apenas a música e os corpos emergem, é o reflexo da vida e do amor.

Etiquetas:

sábado, dezembro 09, 2006

Le temps qui reste


Le Temps qui Reste (O Tempo que Resta)

Realização:
François Ozon

Elenco:
Melvil Poupaud
Jeanne Moreau
Valeria Bruni Tedeschi












Sinopse:
Romain é um fotógrafo de 30 anos que, depois de um desmaio durante uma sessão, descobre que tem uma doença incurável e em fase terminal. Com apenas alguns meses de vida, resta a Romain a aceitação...ou a negação.












Comentário:
Pensar num filme em que o protagonista se debate com uma doença terminal, será consequentemente pensar em melodramas banais, vistos e revistos no cinema. Mas com François Ozon é tudo muito diferente, não caímos na banalização fácil da dor nem no choro exacerbado. Pelo contrário, Ozon mostra-nos a luta do protagonista de uma forma crua, onde este vai do cinismo e da crueldade, na forma como trata quem o rodeia, até à entrega e à aceitação humanas.
François Ozon representa aquele tipo de cineasta, se é que o podemos categorizar, que conta histórias de vida, com tudo aquilo que estas podem carregar de força ou declínio. Ozon, como muitos cineastas europeus, fala, em suma, de vida real, de quotidianos abalados, de vivências perturbadas pelas agruras da existência humana.
Por esse motivo, gosto muito de Ozon, assim como gosto muito de cinema francês, assim como gosto muito de cinema independente. Porque gosto de ver as possibilidades daquilo que pode suceder, porque nem sempre apetece a ficção, nem sempre apetece fugir...

Etiquetas:

quinta-feira, dezembro 07, 2006

Saw III


Saw III - O Legado
Título original: Saw III
De: Darren Lynn Bousman
Com: Tobin Bell, J. LaRose, Angus Macfadyen
Género: Ter
Classificacao: M/18

EUA, 2006, Cores, 107 min.



Sinopse:
Jigsaw, um "serial killer" perturbado que leva as suas vítimas ao limite, obrigando-as a jogar jogos macabros cujo resultado é a vida ou a morte, desapareceu. Ajudado pela sua aprendiz Amanda, conseguiu uma vez mais espalhar o terror numa pequena comunidade com os seus de jogos brutais e evadir-se das autoridades sem deixar rasto. Lynn, uma médica, é raptada à saída do hospital e levada para um armazém abandonado onde é apresentada a Jigsaw, que se encontra às portas da morte. Lynn é obrigada a manter o psicopata vivo até Jeff, outra vítima de Jigsaw, terminar o seu jogo. Mas Lynn nem imagina que ela própria é uma peça crucial no derradeiro jogo do "serial killer".

Em breve o comentário...

Etiquetas:


referer referrer referers referrers http_referer