segunda-feira, fevereiro 26, 2007

A César o que é de César


Martin Scorsese (Queens, Nova Iorque, 17 de Novembro de 1942)




79ª edição dos Óscares:

Melhor Filme: The Departed
Melhor Realizador: Martin Scorsese (The Departed)
Melhor Argumento Adaptado: (The Departed)
Melhor Montagem: (The Departed)

















Prémios e nomeações anteriores:

- "The Departed", 2006, foi indicado a 5 Óscares, incluindo Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Montagem, Melhor Actor Secundário para Mark Wahlberg e Melhor Argumento Adaptado.
- Golden Globe Awards de Melhor Realizador por "The Departed", 2006.
- 6 nomeações ao Oscar de Melhor Realizador, por "Raging Bull" (1980), "The Last Temptation of Christ" (1988)"Goodfellas" (1990), "Gangs of New York"(2002) "The Aviator"(2004) e "The Departed".
- 2 nomeações ao Oscar de Melhor Argumento Adaptado, por "Goodfellas" (1990), juntamente com Nicholas Pileggi; e por "A idade da inocência" (1993), juntamente com Jay Cocks.
- 7 nomeações ao Globo de Ouro de Melhor Realizador, por "Raging Bull" (1980), "Goodfellas" (1990), "The Age of Innocence"(1993), "Casino" (1995), "Gangs of New York"(2002) e "The Aviator"(2004) e "The Departed" (2006). Venceu por "Gangs of New York" e "The departed".
- Nomeação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Argumento, por "Goodfellas" (1990).
- BAFTA de Melhor Filme, por "Goodfellas" (1990).
- 6 nomeações ao BAFTA de Melhor Realizador, por "Alice Doesn't Live Here Anymore"(1974), "Taxi Driver" (1976), "The King of Comedy" (1983), "Goodfellas" (1990), "Gangs of New York" (2002) e "The Aviator" (2004). Venceu por "Goodfellas".
- BAFTA de Melhor Argumento Adaptado, por "Goodfellas" (1990).
- Palma de Ouro de Melhor Filme, no Festival de Cannes, por "Taxi Driver" (1976).
- Palma de Ouro de Melhor Realizador, no Festival de Cannes, por "After Hours" (1985).
- Leão de Prata de Melhor Realizador, no Festival de Veneza, por "Goodfellas"(1990).
- 3 indicações ao César de Melhor Filme Estrangeiro, por "After Hours" (1985), "Goodfellas" (1990) e "Gangs of New York" (2002).
- Prémio César honorário, em 2000, pelos seus serviços prestados ao cinema.
-Independent Spirit Awards de Melhor Filme, por "Goodfellas" (1990).
- Recebeu uma nomeação no Independent Spirit Awards de Melhor Realizador, por "After Hours" (1985).
- Prémio Bodil de Melhor Filme Americano, por "A idade da Inocência" (1993).
- Prémio Bodil de Melhor Filme Não-Europeu, por "Goodfellas" (1990).

Etiquetas:

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

O que tenho visto


Babel

Ano: 2006
País: EUA

Realização: Alejandro González Iñárritu

Elenco:
Cate Blanchett
Brad Pitt
Gael García Bernal
Kôji Yakusho
Adriana Barraza
Rinko Kikuchi



Lucky Number Slevin - Há Dias de Azar

Ano: 2006
País: EUA

Realização: Paul McGuigan

Elenco:
Josh Hartnett
Morgan Freeman
Lucy Liu
Bruce Willis
Ben Kingsley
Stanley Tucci



Final Destination 3 - O Último Destino 3

Ano: 2006
País: EUA

Realização: James Wong

Elenco:
Ryan Merriman
Mary Elizabeth Winstead
Kris Lemche




Edison - Edison Force

Ano: 2005
País: EUA

Realização: David J. Burke

Elenco:
Kevin Spacey
Morgan Freeman
Justin Timberlake
LL Cool J
Dylan McDermott



Layer Cake - Crime Organizado

Ano: 2004
País: Reino Unido

Realização: Matthew Vaughn

Elenco:
Daniel Craig
Tom Hardy


Asylum - A Casa da Loucura

Ano: 2005
País: Reino Unido - Irlanda

Realização: David Mackenzie

Elenco:
Natasha Richardson
Gus Lewis
Ian McKellen


Walk the Line

Ano: 2005
País: EUA

Realização: James Mangold

Elenco:
Joaquin Phoenix
Reese Witherspoon


Comentário:
Babel, não é, na minha opinião (que tenho particular estima por "amores perros"), o melhor filme da chamada "Trilogia da dor", mas tem o seu crédito, para além do irrepreensível elenco. Numa narrativa com diversas histórias que se cruzam (tal como em "Crash")Babel mostra as diferenças culturais, as relações humanas que daí advêm, e o fosso que se encontra ainda numa sociedade supostamente desenvolvida.
Iñárritu continua a ter mérito na forma como retrata o pensar e o sentir do Ser humano seja em que contexto for, por isso creio que Babel encerra bem a "trilogia da dor".
Lucky number slevin: A destacar o brilhante argumento, que é o grande trunfo do filme, e o papel de Josh Hartnett, que aqui aparece mais maduro, sem a expressão imberbe que o caracteriza. Lucky number slevin apresenta uma história que em crescendo nos vai dando algumas surpresas e se vai tornando cada vez mais imprevisível, o que é de valorizar neste género de filme que poderia ser apenas mais um êxito comercial.
Final Destination 3: Sempre achei a premissa interessante, mas como em muitas sequelas, acaba por tornar-se exaustiva, e se nos dois primeiros havia trunfos, neste terceiro deixa de existir qualquer novidade ou qualquer surpresa, para ser apenas mais um previsível filme teen slasher.
Edison é mais um filme de polícias corruptos, onde nem Morgan Freeman nem Kevin Spacey salvam o vazio da história e a banalidade da acção.
Layer cake: Matthew Vaughn com este filme faz-nos recordar "Lock, Stock and Two Smoking Barrels" e "Snatch" de Guy Ritchie, ou não tivesse sido ele o produtor dos mesmos. Um filme de gangsters numa narrativa com as surpresas habituais, onde vários grupos perseguem o mesmo objectivo em encontros e desencontros, com alguma ironia e vários gags.
Asylum: Um filme fraco e melodramático, onde todas as personagens têm a sua dose de mentes perturbadas, e encaixam bem na atmosfera de asilo.
Walk the line:Um biopic sobre Johnny Cash, que não foge muito ao convencional do género. A destacar as interpretações de Joaquin Phoenix e Reese Witherspoon.

Etiquetas:

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Um filme de Carnaval


The Wicker Man - O Escolhido

Ano:
2007

País:
EUA | Alemanha

Género:
Terror | Thriller

Realização:
Neil LaBute


Elenco:
Nicolas Cage
Ellen Burstyn
Kate Beahan
Frances Conroy
Aaron Eckhart
James Franco

Comentário:

Passado numa ilha com uma comunidade isolada do resto do Mundo, com segredos escondidos.
Assim, lembra um pouco "The village". Mas nem LaBute é Shyamalan, nem "Wicker man" tem algo mais a ver com "The Village", para além do que referi de início.
Considerado um filme de terror/thriller, devo afirmar que tive a sensação que mais parecia uma comédia. Nem Ellen Burstyn, nem Nicolas Cage salvam o filme. Aliás, nunca imaginaria Nicolas Cage neste filme.
O positivo... bem, como é Carnaval talvez o filme apresente algumas boas sugestões de disfarces, principalmente quando Nicolas Cage se veste de urso.

Etiquetas:

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Infiltrado


Inside Man - Infiltrado

Ano:
2006

País:
EUA

Realização:
Spike Lee


Elenco:
Denzel Washington
Clive Owen
Jodie Foster
Christopher Plummer
Willem Dafoe
Chiwetel Ejiofor

Sinopse:
Dalton (Owen) planeou o assalto perfeito a um grande banco de Nova Iorque. Nem o mais pequeno factor lhe parece ter escapado e consegue estar sempre um passo à frente do detective Keith (Washington). Para lhe fazer frente, o director do banco requisitou os serviços da prestigiada negociadora Madeline White (Foster). Num tenso jogo de emoções, talvez nem tudo seja o que parece...

Comentário:
Se tinha expectativas elevadas em relação a este filme, posso afirmar que não me desiludi.
Uma história aparentemente rotineira, é tratada de uma forma, atrever-me-ia a dizer, brilhante, por Spike Lee. As interpretações não merecem comentário pois são de todo fabulosas e é nelas que Spike Lee concentra o filme. O enredo é consistente, sem se tornar abusivo, apesar do tema já gasto. A narração é mais lenta que o normal neste género, sem os exageros de acção tipicamente americanos.
Embora não seja a grande obra de Spike Lee (que já fez bem melhor), não deixa de ser um bom filme com a sua marca bem presente.

Etiquetas:

The Departed ou Infernal Affairs


The Departed: Entre Inimigos

Ano: 2006
País: EUA
Realização: Martin Scorsese
Elenco:
Leonardo DiCaprio
Matt Damon
Jack Nicholson
Martin Sheen
Mark Wahlberg
Vera Farmiga
Alec Baldwin



Sinopse:
Em Boston, a polícia federal encontra-se em guerra aberta contra o crime organizado. O jovem polícia Billy Costigan (DiCaprio) foi destacado para se infiltrar na máfia controlada por Frank Costello (Nicholson). Enquanto isso, Colin Sullivan (Damon), outro jovem agente, trabalha para a Unidade Especial de Investigação na tentativa de deter Costello. Aquilo que os seus superiores desconhecem é que Sullivan é também um infiltrado, enviado por Costello. Quando se torna claro que existem duas toupeiras em acção, começa uma corrida contra o tempo...



Infernal Affairs I - Infiltrados

Ano: 2002
País: Hong Kong
Realização:
Wai Keung Lau
Siu Fai Mak
Elenco:
Tony Leung Chiu Wai
Andy Lau
Anthony Wong


Sinopse:
Ming, a comando do chefe de uma tríade de Hong Kong, tornou-se polícia infiltrado quando tinha apenas 18 anos. Depois de décadas de trabalho, torna-se sargento do Criminal Intelligence Bureau. Yan foi recrutado para a polícia ainda antes de ter terminado a academia de polícias e trabalha infiltrado numa tríade. Levam vidas paralelas e perigosas... e tudo parece apontar para um encontro fatal.













Comentário:
Por fim vi "The departed"!!!
Já tinha visto "Infernal Affairs I" e creio que este remake não fica atrás da qualidade do original. Martin Scorsese volta a dar-nos um pouco do sabor de "Goodfellas". Di Caprio, actor que não aprecio particularmente, excedeu-se, fez-me mudar um pouco a imagem que tenho dele. Jack Nicholson, nem precisa de elogios, igual a si mesmo, um grande mestre da interpretação. Matt Damon não me agradou tanto assim. Destaco sim Mark Wahlberg que me deixou surpreendida. Referência ainda à excelente banda sonora de Howard Shore.
Enfim, muito bom este filme, muito bom este regresso de Scorsese.

Etiquetas:

domingo, fevereiro 11, 2007

O que vi no fim-de-semana


Sous Le Sable - Sob a Areia

Ano: 2000
País: França
Realização: François Ozon
Elenco:
Charlotte Rampling
Bruno Cremer
Jacques Nolot





Sinopse:
Durante 25 anos, Marie (Charlotte Rampling) e Jean (Bruno Cremer) têm tido um casamento feliz. Durante o Verão, passando férias no sul da França, Jean vai nadar, esta foi a última vez que Marie o viu. Ela notifica as autoridades do desaparecimento de Jean e volta para Paris, onde trabalha como professora de literatura inglesa. Incapaz de aceitar que Jean está morto, pensa e age como se ele ainda estivesse ao seu lado.



La Niña Santa - A Rapariga Santa

Ano: 2004
País: Argentina | Itália | Holanda | Espanha
Realização: Lucrecia Martel
Elenco:
Mercedes Morán
Carlos Belloso






Sinopse:
Na cidade de La Ciénaga, Amalia vive com a mãe Helena e o tio Freddy no Hotel Termas, gerido pela família. As raparigas discutem a vocação e distinção entre a tentação do Diabo e o chamamento de Deus. Durante um congresso de otorrinolaringologia, o Hotel enche-se de médicos. Um deles sente-se atraído por Helena, mas é casado. Amalia apercebe-se da tentação e decide salvar o homem do pecado...



Munich - Munique

Ano: 2006
País: EUA
Realização: Steven Spielberg
Elenco:
Eric Bana
Daniel Craig
Mathieu Kassovitz
Geoffrey Rush





Sinopse:
Em Setembro de 1972, um ataque terrorista sem precedentes tem lugar na segunda semana dos Jogos Olímpicos de Munique. Sem aviso, um grupo extremista palestiniano invade a Aldeia Olímpica, mata dois membros da equipa israelita e captura outros nove, que acabariam também por ser mortos. Avner (Bana), um jovem patriota israelita dos serviços secretos, vai abdicar da sua vida e embarcar numa missão de vingança para matar os 11 homens acusados de organizar o atentado.



O Zodíaco - The Zodiac
Realização: Alexander Bulkley
País: EUA
Elenco:
Justin Chambers
Robin Tunney
Rory Culkin






Sinopse:
Baseado em factos reais conta a história daquele que ficou conhecido como o assassino do zodíaco, e nunca foi capturado.

Comentários:
Cada vez gosto mais do François Ozon...

Etiquetas:

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Algumas estreias com interesse


Hannibal Rising

Realização: Peter Webber
Elenco: Gaspard Ulliel, Gong Li, Rhys Ifans

Sinopse: Depois de "Dragão Vermelho", "O silêncio dos Inocentes" e "Hannibal", estreia "Hannibal Rising" que mostra a origem de Hannibal Lecter, a infância e os motivos que o levaram a tornar-se um assassino.


The Painted Veil

Realização: John Curran
Elenco: Naomi Watts, Edward Norton, Toby Jones

Sinopse: Terceira adaptação do livro homónimo de Somerset Maugham. História de um casal inglês, Walter, um médico com raízes na classe média e Kitty, uma mulher da alta sociedade, passada nos anos vinte do século passado.


The Wicker Man

Realização: Neil Labute
Elenco: Nicolas Cage, Ellen Burstyn, Molly Parker

Sinopse: Nova versão de um filme de culto, passado numa ilha inquietante, onde práticas pagãs escondem um terrível segredo.

(Fonte- "Premiere")

Etiquetas:

....


referer referrer referers referrers http_referer