quinta-feira, março 29, 2007

Razoável e Fraco

Domino

Ano: 2005

País: EUA/França

Realização: Tony Scott

Elenco:
Keira Knightley
Mickey Rourke
Edgar Ramirez
Delroy Lindo
Lucy Liu
Christopher Walken
Mena Suvari



The Butterfly Effect 2 - Efeito Borboleta 2

Ano: 2006

País: EUA

Realização: John R. Leonetti

Elenco:
Eric Lively
Erica Durance
JR Bourne















Comentário:

Domino: Costumam dizer que Tony Scott é o menos talentoso dos irmãos, o que em muitas situações (ou filmes em comparação) até concordo. Neste caso parece-me que Tony Scott não se saiu mal.
O filme é baseado (com algumas alterações é claro) na vida de Domino Harvey (Keira Knightley), filha do actor Laurence Harvey, que ao cansar-se da sua vida na alta sociedade de L.A., começa uma carreira como caçadora de recompensas, com o mentor Ed Mosley (Mickey Rourke) e a sua equipa.
A história é interessante, as interpretações não são brilhantes, mas não desiludem, encontramos facilmente, é lógico, a mão de Tony Scott, nos exagerados tiroteios (Como em "amor à queima-roupa", que Tarantino não quis realizar) e nos excessos ao nível visual, de resto nada a dizer.

The Butterfly Effect 2: Como digo sempre, não há amor como o primeiro. O primeiro filme era inovador pela história, e as interpretações razoáveis. Esta sequela, como acontece muitas vezes, é desnecessária, fraca, repetitiva, cansativa e com interpretações aquém.

Etiquetas:

domingo, março 25, 2007

Personagens fortes

A Love Song for Bobby Long - Uma Canção de Amor

Ano: 2004
País: EUA

Realização: Shainee Gabel


Elenco:
John Travolta
Scarlett Johansson
Gabriel Macht


Ask the Dust - A Poeira do Tempo

Ano: 2006

País: EUA

Realização: Robert Towne

Elenco:
Colin Farrell
Salma Hayek













Comentário:

A Love Song for Bobby Long - Ao tomar conhecimento da morte da mãe, Purslane (Scarlett Johansson) regressa a Nova Orleães, a sua terra natal. Ao chegar à casa que pertencia à sua mãe, encontra dois amigos desta, Bobby Long (John Travolta) e Lawson Pines (Gabriel Macht), o seu protegido. Estes não têm qualquer intenção em deixar a casa e Purslane pretende ficar, o que os obriga a coabitar.
Doce, poético, profundo... Uma grande surpresa este filme. John Travolta está brilhante, sem mácula, numa interpretação fortíssima, Scarlett também muito forte. As imagens de Nova Orleães acompanham a força e a poesia do filme, a banda sonora também, assim como as constantes citações de autores americanos, através de Bobby Long.
Este é um filme simples, suave, sem pretensões, que nos deixa encantados com todas as personagens, e um travo de saudade quando o filme termina.

Ask the dust - Baseado no livro de John Fante (um dos grandes escritores americanos do Séc. XX) "Ask the dust" retrata as ambições e os desejos de duas personagens, Arturo Bandini (Colin Farrell) e Camilla Lopez (Salma Hayek). Arturo quer ser um escritor reconhecido, e Camilla quer casar-se com um americano, para poder proteger-se da xenofobia latente na época, em relação aos mexicanos.
Aquilo que podia ser, apenas, mais um filme de amor, é, na sua essência, um filme comovente em torno de duas personagens por vezes sofridas, por vezes abandonadas ou desencantadas. Com uma bela fotografia e uma narração leve, ultrapassa a convencional história de amor, sem o "happily ever after".

Etiquetas:

quinta-feira, março 22, 2007

Bom e Mau


Proof - Entre o Génio e a Loucura

Ano: 2005

País: EUA

Realização: John Madden

Elenco:
Gwyneth Paltrow
Anthony Hopkins
Jake Gyllenhaal
Hope Davis





Alone in the Dark - Sozinhos no Escuro

Ano: 2005

País: Canadá, Alemanha, EUA

Realização: Uwe Boll

Elenco:
Christian Slater
Tara Reid
Stephen Dorff



Comentário:
Proof- Catherine (Gwyneth Paltrow) desistiu da faculdade para tomar conta do pai (Anthony Hopkins) um famoso matemático, que depois de uma vida de génio, com importantes descobertas matemáticas, enlouqueceu.
Depois da morte do pai, Catherine, também ela um génio da matemática, debate-se com a angústia da perda do pai e o medo avassalador de ter o mesmo destino que este.
O título em português "Entre o génio e a loucura" reflecte bem a vida de Robert Llewellyn (Hopkins) e os dias de Catherine, porque por entre a genialidade e a loucura existe uma linha muito ténue.
Com grandes interpretações, desde Hope Davis (a activa e sucedida irmã de Catherine), Jake Gyllenhaal (ex-aluno de Robert) até Gwyneth Paltrow, personagem central, anti-social e totalmente depressiva e Anthony Hopkins que vive a loucura nos seus últimos anos de vida, entre momentos de euforia criativa e momentos de total abstracção, "Proof" é suave e amargo ao mesmo tempo, colocando em confronto uma diversidade de sentimentos, desde a perda, ao amor ou à confiança.

Alone in the dark - Baseado no jogo, com o mesmo nome, "Alone in the dark" junta-se à lista dos piores filmes que vi ultimamente.
Edward Carnby (Christian Slater) é um detective privado especializado em fenómenos sobrenaturais, que foi vítima, na infância, de experiências no orfanato em que viveu. Depois da descoberta de um estranho artefacto tem agora entre mãos o mais misterioso caso para resolver, relacionado com as experiências sofridas no passado.
Neste filme nem as interpretações se salvam, embora já tenha visto Christian Slater em alguns momentos favoráveis, aqui junta-se aos colegas de elenco, interpretando, também ele, uma forçada personagem.
A história, independentemente de se basear no jogo, é completamente cansativa, e todos os minutos do filme são de um sofrimento atroz, pelo vazio das interpretações, pelo absurdo da história e pelos, pouco convincentes, efeitos especiais.
Enfim, totalmente dispensável!

Etiquetas:

segunda-feira, março 19, 2007

A Família


A Família

Autor: Mario Puzo (Com a colaboração de Carol Gino)

Editora: Dom Quixote

Colecção: Ficção Universal



Sinopse:
Estamos no renascimento, a Peste Negra abala a Europa, mas nas cidades as artes, as letras e a ciência conhecem um novo esplendor.
Em Roma, Alexandre VI, Rodrigo Bórgia, assume o papado, e com ele chega uma nova e faustosa etapa no poder papal.
O retrato de uma família (o Papa Bórgia e os seus filhos César, João, Lucrécia e Godofredo) que conquistou o mundo, mas que pagou um alto preço por isso.

Comentário:
Publicado postumamente, A Família, teve a colaboração da assistente e companheira de Mario Puzo, Carol Gino, que terminou a obra que Puzo lhe deixou antes de morrer.
A obra é o retrato de uma das famílias mais importantes e carismáticas italianas, considerada a primeira família que deu origem à Máfia.
Um retrato forte (como só podia ser relacionando-se com os Bórgia) daqueles que deixaram uma marca na História, de ambição, poder, crueldade e decadência, mas também de profunda inteligência e união familiar.
Epicentro da força da igreja, numa época recheada de corrupção e exacerbado fausto e ostentação, os Bórgia são ainda hoje personagens reais de histórias, algumas verdade outras, quem sabe, ficção, que povoam o nosso imaginário, desde o incesto, ao fratricídio, da tortura ao homicídio.
Uma obra bem escrita, absolutamente genial.

Etiquetas:

terça-feira, março 13, 2007


Little Miss Sunshine - Uma Família à Beira de um Ataque de Nervos

Ano: 2006
País: EUA

Realização: Jonathan Dayton / Valerie Faris
Elenco:
Greg Kinnear
Toni Collette
Steve Carell
Alan Arkin
Abigail Breslin
Paul Dano



Hollywoodland

Ano: 2006
País: EUA

Realização: Allen Coulter

Elenco:
Adrien Brody
Diane Lane
Ben Affleck
Bob Hoskins





The Covenant - O Pacto

Ano: 2006
País: EUA

Realização: Renny Harlin

Elenco:
Steven Strait
Laura Ramsey
Sebastian Stan






Saw III - O Legado

Ano: 2006
País: EUA

Realização: Darren Lynn Bousman

Elenco:
Tobin Bell
Shawnee Smith
Angus Macfadyen





Comentário:

Little Miss Sunshine - Uma família composta por 6 pessoas, decide ir ao concurso "Little Miss Sunshine", na Califórnia, para satisfazer o desejo da jovem Olive, de 7 anos. Desta viagem resultarão uma série de peripécias que alterarão a vida desta família para sempre.
Não sendo grande apreciadora de comédias, esta talvez tenha sido a que mais me cativou nos últimos tempos, embora a premissa não seja completamente original.
O que surpreende neste filme é o conjunto de personagens caricatas, da família Hoover, que faz destes, precisamente, uma família fora dos parâmetros normais ou convencionais, e é talvez aqui que reside aquilo que caracteriza o cinema independente americano (já visto, de uma outra forma em "A lula e a baleia).
As interpretações são de todo geniais, desde o mais pequeno elemento da família, Olive, que faz uma aparição "surpreendente" no palco do concurso "Little Miss Sunshine", até ao mais velho, o avô viciado em cocaína, que treinou a neta para esta participação (e que valeu o merecido óscar a Allan Arkin).
A história recheada de bom humor, sem exageros e absurdos, acaba por culminar num drama familiar de uma família com lacunas nos seus relacionamentos e que nesta viagem, na peculiar carrinha amarela, se aproxima e desbrava os territórios do silêncio e das angústias de cada personagem.
Hollywoodland- O actor George Reeves (Ben Affleck), o Super Homem na série de televisão "As Aventuras de Super-homem", morre na sua casa em Hollywood Hills. Sendo o caso encerrado pela polícia, que crê num possível suicídio, a mãe de George contrata um detective (Adrien Brody) para descobrir as verdadeiras circunstâncias da morte do filho.
Baseado numa história verídica, Hollywoodland, pretende ser uma espécie de filme noir, mas torna-se cansativo, com uma duração exagerada e contornando até à exaustão a insatisfação do actor, numa carreira que não dá frutos, em paralelo com a própria vida insatisfeita do detective que a investiga, para nos dar um final por demais óbvio.
The Covenant- Em 1962, na Colónia de Ipswich, Massachusetts, cinco famílias com poderes incalculáveis fizeram um pacto de silêncio. Uma destas famílias foi banida e a sua descendência desapareceu sem deixar rasto. "O Pacto" conta a história dos Filhos de Ipswich, quatro jovens estudantes de uma academia, que estão ligados pelos seus ancestrais sagrados.
Um filme "gótico" na aparência, com cores entre o azul e o cinzento, a pretender apelar para o terror e a fantasia, acaba por ser mais um teen thriller, teen drama ou teen horror, igual a tantos outros, até nas fracas interpretações. Mas atenção, porque o realizador deixou-nos um final aberto, o que possibilita uma sequela, que creio poder tornar-se um martírio.
Saw 3 - Mais uma aventura de Jigsaw, o mestre dos jogos sangrentos e cruéis e desta vez, da sua aprendiz Amanda.
Este "Saw 3" não me desiludiu, mas também não me encheu de júbilo e satisfação. Embora os jogos continuem a ser muito dramáticos e muito originais de tão bizarros que são, também são cada vez mais sangrentos.
O filme tem o seu mérito, mas continuo a preferir o primeiro filme da trilogia, com um terror mais psicológico, menos slasher, ou seja, mais apurado.

Etiquetas:

quarta-feira, março 07, 2007

Lambchop















Inicialmente um trio de amigos originários de Nashville, Kurt Wagner, Kim Watkins e Marc Trovillion, chamado "Posterchild", evoluiu para a banda que hoje conhecemos como "Lambchop, composta por 11 músicos, que dividem a música com outras profissões.
A música de Lambchop combina um country alternativo com soul e jazz, e enquadra-se ainda no chamado "chamber-pop".
Pode dizer-se que as músicas de Lambchop são de uma profundidade sublime e que a voz de Kurt Wagner é de uma delicadeza e subtileza únicas.
Quando em 2000 ouvi "Nixon", desconhecia completamente a banda, mas achei o álbum incontestavelmente apaixonante e passei a acompanhar a evolução dos Lambchop (que tinham já tido o seu álbum de estreia em 1994). Actualmente têm já 9 álbuns (o último intitulado "Damage") e são uma banda reconhecida na Europa, incluindo no nosso país, por onde já passaram.

Discografia:

• I Hope You're Sitting Down (1994)
• How I Quit Smoking (1996)
• Thriller (1997)
• What Another Man Spills (1998)
• Nixon (2000)
• Is A Woman (2002)
• Aw C'Mon (2004)
• No, You C'Mon (2004)
• Damaged (2006)













"Is a Woman"

In the hour of the girl
You can make this danger witness
Or whatever, without your heart
You can wish you could relate
If it's always gonna be
Sit beside me on a star
If you wake me up tonight

So you try to make it whole
With everybody here
More than a sony
To make the words throw up
Or show me the way
As they pick me up again
They will be there on the couch
They will make you better still
(can you be sure?)

Of anything you make
Maybe you can get a whiff
It's enough to make you gag
It's enough to make you sick
Each and every day
With the concrete and the masonry
When the paint that's on is dry
You can work it from your eye

And you take it from my heart
As you stand alone forever

From the roaming and the surf
And the cloudy cloudy day
Just a boss thing that is pure
Something specially for you
It's like everybody's needing it
And everybody's sure

(and if they say)
Is a woman, write this down
Put the paper, over there
More than it is
No more than it is

Etiquetas:

domingo, março 04, 2007

Últimos filmes vistos


Little Children - Pecados Íntimos

Ano: 2006

País: EUA

Realização: Todd Field

Elenco:
Kate Winslet
Jennifer Connelly
Patrick Wilson
Jackie Earle Haley



La Science des Rêves - A Ciência dos Sonhos

Ano: 2006

País: França

Realização: Michel Gondry

Elenco:
Gael García Bernal
Charlotte Gainsbourg
Alain Chabat



Firewall

Ano: 2006

País: EUA

Realização: Richard Loncraine

Elenco:
Harrison Ford
Paul Bettany
Virginia Madsen
Mary Lynn Rajskub
Alan Arkin



Rest Stop

Ano: 2006

País: EUA

Realização: John Shiban

Elenco:
Jaimie Alexander
Joey Mendicino
Nick Orefice





Miami Vice

Ano: 2006

País: EUA

Realização: Michael Mann

Elenco:
Colin Farrell
Jamie Foxx
Li Gong
Luis Tosar
Naomie Harris


The Da Vinci Code - O Código Da Vinci

Ano: 2006

País: EUA

Realização: Ron Howard

Elenco:
Tom Hanks
Audrey Tautou
Ian McKellen
Jean Reno
Alfred Molina
Paul Bettany

Comentários:

Little Children - Passado numa comunidade nos subúrbios americanos, Pecados íntimos, surge-nos como um filme onde várias personagens parecem viver os seus dias na pacata e rotineira normalidade. Mas a verdade é que a pacatez é abalada por uma série de situações menos rotineiras, onde duas histórias principais se cruzam, a dos casamentos vazios que induzem duas das personagens (Kate Winslet e Patrick Wilson) a manter um romance extra conjugal, e a do pedófilo (Jackie Earl Haley), recentemente saído da prisão, e do seu perseguidor (Noah Emmerich), um vingativo ex-polícia que fica obcecado com a segurança do bairro e faz de Ronnie (o pedófilo) o seu cavalo de batalha.
Na verdade "Pecados íntimos" retrata a puerilidade das personagens, que ficaram encerradas em sonhos de infância, ou em obsessões, que por um lado mostram o vazio das suas vidas, e por outro dão alguma esperança à felicidade e lutam contra as convenções sociais da comunidade.
Estas personagens são de facto as crianças do filme, crianças grandes, frustradas, com sonhos irrealizáveis, mas densas, cujas vidas são acompanhadas e relatadas por uma voz off de um narrador omnisciente. Um grande filme, sólido e humano!!!
La Science des Rêves - Stéphane (Gael García Bernal) é um jovem que vive entre os sonhos e a realidade, onde estes muitas vezes se confundem. De regresso a Paris, à casa materna, Stéphane vê-se num emprego, arranjado pela progenitora, completamente diferente do que esperava, ao mesmo tempo que conhece a vizinha do lado por quem se apaixona.
Desta vez Michel Gondry, não teve Kaufman a escrever, Gondry foi o argumentista e o realizador do filme, o que denota algumas diferenças gritantes e nos permite fazer algumas comparações que deixam La Science des Rêves a perder. No entanto o filme não deixa de ter os seus aspectos positivos e imagino que para Gondry deve ter sido um trabalho ligeiro e divertido.
La Science des Rêves ilustra os sonhos de Stéphane, por isso é, na maior parte das vezes, surreal e absurdo, como a maior parte dos sonhos que temos. Mas por detrás desta simples premissa do confundir o sonho com a realidade, esconde-se no fundo aquilo que todos fazemos muitas vezes, fugir a essa mesma realidade.
Visualmente acho o filme fantástico, o que advém da capacidade de Gondry nesta área, comprovada em alguns videoclips que fez para Björk ou Chemical Brothers. E se não é um Eternal Sunshine of the Spotless Mind , não deixa de ser um exercício curioso de cinema visual, que (pode parecer estranho) me lembrou muitas vezes alguns desenhos animados da minha infância, apresentados por Vasco Granja.
O filme mais peculiar que vi nos últimos tempos!
Firewall - Jack Stanfield (Harrison Ford) é o chefe de segurança informática de um banco que se vê envolvido numa emboscada por Bill Cox (Paul Bettany). Cox rapta a família de Stanfield para chantageá-lo, de forma a que este possa desbloquear o sistema de segurança, por ele criado, para desviar fundos do banco para uma conta offshore.
Ora bem, apenas me resta dizer que tenho saudades do Rick Deckard em Blade Runner, do Dr. Richard Walker em Frantic, de Allie Fox em The Mosquito Coast, de Indiana Jones, and so on. O que anda Harrison Ford a fazer ultimamente?
Rest Stop - Uma jovem, "americana", foge de casa com o namorado. Numa paragem (num rest stop) o namorado é raptado e ela vê-se perseguida por um assassino impiedoso.
Gore quanto baste, vazio até à exaustão, não me cabe comentar mais este filme.
Miami Vice - A recordar a série televisiva, Miami Vice, é um bom filme de acção, bem realizado e bem interpretado. Embora adaptado da série, e com uma premissa banal, não deixa de superar a mesma e dar-nos uns bons momentos de descontracção, com uma boa fotografia e uma boa banda sonora, superando também outros filmes de acção da actualidade.
The Da Vinci Code - Adaptado do livro de Dan Brown, o filme resume bem o livro, focando os aspectos mais relevantes da história. Embora a polémica seja muita, tanto à volta do livro pelos temas que debate, como à volta do filme, que ingratamente é criticado e julgado inferior ao livro, (pois não creio que devam fazer-se comparações deste tipo, pela dificuldade existente em adaptar o mesmo ao cinema) Da Vinci Code tem o seu mérito, assim como Ron Howard, porque torna-se atractivo em termos de acção, sem ser monótono e demasiado pormenorizado. Quanto às interpretações, destaco Paul Bettany, porque as outras personagens são, embora relevantes na história, menos fortes que este Silas na interpretação.

Etiquetas:

sexta-feira, março 02, 2007

Eclipse da Lua


Lua «desaparece» totalmente a 3 de Março

Eclipse é vísivel em Portugal





Os portugueses vão poder assistir no primeiro sábado de Março, se as condições do céu o permitirem, ao primeiro eclipse total da Lua desde 2004, visível em toda a Europa, África e Ásia ocidental.

O fenómeno terá início às 21h30 (hora TMG e de Lisboa) de 03 de Março, depois da Lua entrar em penumbra às 20h18, e terminará à 01:20 dessa noite, com o eclipse total a ocorrer entre 22h44 e as 23h58, precisou à agência Lusa a astrónoma Albertina do Campo, do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).
Se as nuvens não interferirem, a Lua "cheia" estará nessa noite bastante alta no céu, virada a sul, em muito boas condições para se observar a sua ocultação, referiu. O eclipse resultará da interposição da Terra entre o Sol e a Lua, que fará projectar nela a sua sombra em forma de cone.

Mas mesmo no meio da fase de ocultação total, às 23h21, a Lua não irá desaparecer completamente devido a radiações luminosas de partículas da atmosfera terrestre que se projectam nela. É por isso que o disco lunar estará sempre visível, com várias tonalidades entre o cinzento e o avermelhado, explicou a astrónoma do OAL.

Foi a partir da observação dos eclipses que os antigos gregos descobriram que o planeta era redondo, recordou Albertina do Campo. A palavra eclipse vem aliás do grego (ékleipsis), que significa desaparecimento.

Sessões em todo o País

Em todo o país haverá sessões públicas de acompanhamento do fenómeno, com explicações detalhadas, com o Observatório Astronómico de Lisboa a abrir as suas portas ao público na noite de 03 de Março e o NUCLIO (Núcleo Interactivo de Astronomia) a promover uma sessão idêntica no Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal, em São Pedro do Estoril.

Embora o eclipse seja facilmente visível à vista desarmada, o OAL disporá de telescópios para os curiosos e o NUCLIO dará aos interessados a possibilidade de observarem em directo, via Internet, a evolução do fenómeno noutros países, caso a Lua esteja encoberta nessa noite.

A norte, o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto organiza também uma sessão de observação do eclipse na sua sede, na rua das Estrelas, durante a qual reunirá uma "Tertúlia" animada por um astrónomo, onde o público poderá esclarecer as suas dúvidas.

Este é o primeiro dos dois eclipses totais da Lua de 2007, com o segundo a ocorrer a 28 de Agosto, mas dessa vez não será visível na Europa.

O último ocorreu na madrugada de 28 de Outubro de 2004, uma quinta-feira, entre as 03h23 e as 04h45, sendo o de 03 de Março a horas bem mais convenientes, já que tudo se vai passar depois da hora do jantar de um sábado à noite.

In "Ciência Hoje"

Etiquetas:


referer referrer referers referrers http_referer