sábado, junho 23, 2007

Vampiros e Lobisomens



"Salem's Lot" (2004) Baseado no romance de STEPHEN KING

Realizador:
Mikael Salomon

Elenco:
Rob Lowe
Donald Sutherland
Samantha Mathis
Rutger Hauer




Sinopse:
Bem-vindo a Jerusalem's Lot - ou Salem's Lot, como é conhecida entre os seus moradores. Uma pacata cidadezinha do estado de Nova Inglaterra, com uma população de 1319 habitantes. Pelo menos até ao momento, pois um misterioso e ameaçador desconhecido acaba de se mudar para a imponente mansão Marsten, trazendo consigo um horror inimaginável.







"Blood and Chocolate" (2007)

Realização:
Katja von Garnier

Elenco:
Agnes Bruckner
Hugh Dancy
Olivier Martinez


Sinopse:
Com os "Cinco" no seu encalce, uma jovem e bela lobisomem chamada Vivian procura a paz nos braços de Aiden. Quando esta paixão ameaça expor o seu segredo, ela terá de escolher entre o amor por ser humana ou trair os votos secretos da sua família.

Comentário:
Confesso ter sido sempre grande apreciadora do género, (mais de vampiros que de lobisomens) embora por diversas vezes tenha sofrido as desilusões típicas em alguns filmes.
O género tem sido usado vezes sem conta ao longo da história do cinema, desde os grandes Bela Lugosi ou Christopher Lee, ou o belo "Nosferatu" de Murnau,(ou lobisomens como Lon Channey jr) por isso torna-se sempre difícil criar algumas inovações, provocar algumas surpresas. No entanto, continuarei sempre a tentar encontrar alguns exemplos desses mais aprazíveis, entre os mais recentes, por exemplo "Entrevista com o Vampiro" ou "A sombra do Vampiro" (embora prefira Drácula de Bram Stoker).
Mas bem, sobre os dois filmes acima referidos, devo dizer que nada trazem de surpreendente, embora um deles seja adaptado do genial Stephen King, e deixam-nos sem grande motivação. Um filme de vampiros deve ter sempre, para além do terror inerente, uma beleza, um mistério e uma classe que a figura em si representa e transporta (claro que há excepções, e vampiros totalmente desinteressantes), mas a propósito destas características aqui deixo a lista de alguns nomes que possuem todas, ou algumas delas:

Max Schreck - Graf Orlok (Nosferatu - Murnau)1922
Bela Lugosi - Count Dracula (Dracula - Tod Browning)1931
Gloria Holden - Countess Marya Zaleska -Dracula's Daughter (Dracula's Daughter -L. Hillyer)1936


Christopher Lee - Count Dracula (Dracula - Terence Fisher)1958









David Bowie - John e Catherine Deneuve - Miriam Blaylock (The Hunger - Tony Scott) 1983












Gary Oldman - Dracula (Dracula de Bram Stocker - Francis Ford Coppola) 1992











Tom Cruise - Lestat de Lioncourt, Brad Pitt - Louis de Pointe du Lac e Antonio Banderas - Armand (Interview with the Vampire - Neil Jordan) 1994

Willem Dafoe - Max Schreck (Shadow of the Vampire - E. Elias Merhige) 2000

Stuart Townsend - Lestat de Lioncourt e Vincent Perez - Marius de Romanus (Queen of the Damned - Michael Rymer) 2002



E bem, não sou grande apreciadora de lobos, por isso deixo apenas dois mais recentes que alguns bons clássicos existentes:



Jack Nicholson - Will Randall e Michelle Pfeiffer - Laura Alden (Wolf - Mike Nichols) 1994

Julian Sands - Manuel Romasanta ( Romasanta - Paco Plaza) 2004

Etiquetas:

quinta-feira, junho 21, 2007

Ler Mishima


Yukio Mishima (三島由紀夫 Mishima Yukio) é o nome artístico utilizado por Kimitake Hiraoka (平岡公威 Hiraoka Kimitake), novelista e dramaturgo japonês mundialmente conhecido por romances como "O Templo do Pavilhão Dourado" (金閣寺 Kinkaku-ji) e "Cores Proibidas" (禁色 Kinjiki). Escreveu mais de 40 novelas, poemas, ensaios e peças modernas de teatro Kabuki e Nô.


Morte em pleno Verão - Três contos profundos, de uma violência arrepiante. Mishima é um verdadeiro mestre em realidades que se referem à solidão, ao abandono, ao amor incondicional, sobretudo verdades cruas, vidas difíceis, sentimentos contrastantes.

"Não foi por cansaço que o tenente finalmente se separou de Reiko. Por um lado, não queria enfraquecer a considerável energia de que necessitava para executar o suicídio. Por outro, não teria gostado de corromper pela saciedade a doçura desses últimos abraços. Ao ver que o tenente se detinha, Reiko seguiu-lhe o exemplo com a docilidade habitual. Nus, estendidos de costas, com os dedos das mãos enlaçados, olhavam fixamente o tecto sombrio."

Etiquetas:

quinta-feira, junho 07, 2007

Retratos de Amor














Manuale d´Amore - Manual de amor
Realização: Giovanni Veronesi
Elenco: Carlo Verdone , Luciana Littzzetto, Silvio Muccino
Ano: 2005
Pais: Itália

Sinopse:
"Manuale d'amore" conta várias histórias de amor, retratadas em cada uma das quatro fases: A Paixão, A Crise, A Traição e o Abandono.


Combien Tu M'Aimes? - Quanto me Amas?
Realização: Bertrand Blier
Elenco: Monica Bellucci, Bernard Campan, Gérard Depardieu
Ano: 2005
País: Itália/França

Sinopse:
No mundo da noite, a beleza profissional é Danielle (Monica Bellucci). Quando os clientes a vêem perdem a respiração. Um cliente (Bernard Campan) acabou de ganhar a Lotaria e oferece-lhe dinheiro para ir viver com ele.


Comentário:
Dois filmes sobre as diferentes formas de amar, diferentes formas de perder ou de ganhar. Retratos sólidos, reais, em tom de comédia/drama, que mostram este sentimento universal, o amor, de diversos prismas, como é tão comum na vida normal e real de todos nós.
Boas interpretações, e em especial bons argumentos, várias histórias que não desiludem, não cansam e pelo contrário encantam. Porque depois da tempestade vem sempre a bonança...

domingo, junho 03, 2007

Fragmentos de um discurso amoroso














Fragmentos de Um Discurso Amoroso: Dois poderosos mitos fizeram-nos acreditar que o amor devia sublimar-se em criação estética: o mito socrático (amar serve para criar uma multidão de belos e magníficos discursos) e o mito romântico (produzirei uma obra imortal escrevendo a minha paixão).R.B.

"Cruzo-me, ao longo da minha vida, com milhares de corpos; desses milhares posso desejar umas centenas; mas, dessas centenas, não amo senão um. O outro por quem estou apaixonado mostra-me a especialidade do meu desejo.
(…) Foram precisos muitos acasos, muitas coincidências surpreendentes (e talvez muitas tentativas), para que eu encontrasse a imagem que, entre mil, convém ao meu desejo. Aí está um enigma cuja solução jamais conhecerei: por que razão desejo eu aquele Tal?"



Comentário: Uma obra interessante que contempla o discurso amoroso criando pontes entre diversas referências literárias. O amor e o seu discurso analisados de forma filosófica, mas por vezes prática, atravessando as variadas etapas pelas quais qualquer um de nós, Werther’s apaixonados, passa.

Etiquetas:


referer referrer referers referrers http_referer