sábado, setembro 29, 2007

De novo Cage

Ghost Rider
Realização:
Mark Steven Johnson
Elenco:
Nicolas Cage, Eva Mendes, Wes Bentley

Sinopse:
Para salvar aqueles que ama, Johnny Blaze (Nicolas Cage), um duplo famoso pelas suas acrobacias com motas, vende a alma ao diabo. Agora Blaze está condenado a viver sem destino, como o amaldiçoado Ghost Rider.

Comentário:
Sempre fui uma curiosa quanto a adaptações das bandas desenhadas da Marvel, porque gosto de as ler. No entanto sempre me desiludi com as mesmas e continuo desiludida, prefiro as bandas desenhadas.
"Ghost Rider" é um filme sem sal, com interpretações fracas, com constantes clichés, e diria mesmo um pouco cansativo, nem os efeitos especiais o salvam. Pergunto-me o que Cage andará a fazer? Se "Wicker Man" era péssimo, "Ghost Rider" não fica muito atrás.
Gosto muito de Nicolas Cage, aliás, gosto muito da família Coppola, mas
tenho realmente saudades do Cage de "Leaving Las Vegas", "Face/Off", "Con Air", "City of Angels" e "Lord of War".
Quando voltará de novo esse Cage?

Etiquetas:

quinta-feira, setembro 27, 2007

Memorial do Convento


Publicado em 1982, o Memorial do Convento, de José Saramago, narra o período de construção de um Convento, em Mafra, em cumprimento de promessa feita pelo rei D. João V. Concomitantemente, é narrada a construção de uma passarola, sonho do padre Bartolomeu com os auspícios do rei, mas perigosamente à margem do Santo Ofício. O padre é ajudado pelo casal Baltasar / Blimunda.

"Prometo, pela minha palavra real, que farei construir um convento de franciscanos na vila de Mafra se a rainha me der um filho no prazo de um ano a contar deste dia em que estamos…"

"Lembras-te da primeira vez que dormiste comigo, teres dito que te olhei por dentro, Lembro-me, Não sabias o que estavas a dizer, nem soubeste o que estavas a ouvir quando eu te disse que nunca te olharia por dentro. (...) Eu posso olhar por dentro das pessoas.
(...) mas só vejo quando estou em jejum, perco o dom quando muda o quarto da lua, mas volta logo a seguir, quem me dera que o não tivesse"

"Aquele que ali vem é o padre Bartolomeu Lourenço, a quem chamam o Voador"
"Tenho sido a risada da corte e dos poetas, um deles, Tomás Pinto Brandão, chamou ao meu invento coisa de vento que se há-de acabar cedo, se não fosse a protecção de el-rei não sei o que seria de mim, mas el-rei acreditou na minha máquina"


Comentário:
Apraz-me apenas dizer que: primeiro estranha-se, depois entranha-se...

Etiquetas:

quarta-feira, setembro 26, 2007

Concerto dos Police


Temperatura fria, mas calor em palco.












Este tão aguardado retorno, embora Sting a solo consiga por vezes ofuscar os Police, não deixou de ser um agradável retorno e uma agradável reunião.
A começar com "Message In A Bottle" e a terminar com a mais bonita canção (na minha opinião) dos Police "Every Breath You Take", o trio composto por Sting, Stuart Copeland e Andy Summers mostrou muita garra.
Stewart Copeland é considerado um dos melhores bateristas do mundo e quem o vê em palco, não perguntará os motivos, porque Copeland é um verdadeiro animal na bateria. E Sting e Andy Summers formam uma parceria de invejar nos solos de guitarra, onde se concentram como se nada mais existisse à volta.
Noite fria, mas calor no Jamor...

Etiquetas:

sábado, setembro 22, 2007

Filmes de fim-de-semana





Georgia Rule - Regras Para Ser Feliz
Realização: Garry Marshall
Elenco: Jane Fonda, Lindsay Lohan, Felicity Huffman, Dermot Mulroney







Sinopse:
Quando Lily (Huffman) já não consegue lidar com Rachel (Lohan), a sua rebelde filha adolescente, decide regressar ao sítio aonde jurou nunca voltar - a casa da mãe, Georgia (Fonda). Durante um Verão cheio de surpresas, três gerações de mulheres vão viver debaixo do mesmo tecto e segundo as mesmas regras... as de Georgia.






Gray Matters
Realização: Sue Kramer
Elenco: Heather Graham, Thomas Cavanagh, Bridget Moynahan








Sinopse:
Gray (Heather Graham) e Sam (Thomas Cavanagh) são irmãos com uma personalidade parecida e uma situação em comum: não conseguem arranjar um par perfeito. Para reverter a situação, um passa a ajudar o outro na procura desse par. Numa dessas procuras Sam conhece Charlie (Bridget Moynahan)num parque e apaixona-se. O problema é que Gray também se apaixona por ela.


Comentário:
Como várias vezes afirmo, não sou propriamente admiradora de comédias, mas de vez em quando lá vejo algumas. Talvez seja o género que menos aprecio, no entanto é um género que me faz abstrair e não pensar muito, quando o espírito é mesmo esse (excepto aquelas comédias mesmo muito más que não conseguem distrair, abstrair, ou agradar minimamente).
Georgia Rule é uma daquelas comédias com uma pitada de drama. A filha rebelde, a mãe alcoólica, o padrasto pervertido, a avó cheia de regras (Georgia)e uma pacata vila conservadora. Daqui resulta algum bom humor, algumas situações bem caricatas, sem cair muito no exagero. Pelo meio da comédia vai-se desenhando um pequeno drama familiar, com relações bem turbulentas entre as personagens femininas, que, sem surpresas, se vai desenvolvendo a caminho do happy end, típico do género.
Gray Matters, ao contrário de "Georgia Rule", tem nos papéis principais dois irmãos cuja relação não podia ser mais próxima e amigável, ao ponto de muitas vezes os julgarem namorados. Dois irmãos inseparáveis (não os psicóticos irmãos Mantle de Cronenberg evidentemente)que vivem juntos, solteiros, com interesses e gostos iguais, sempre à procura do par perfeito, sempre contribuindo para que o outro o encontre.
Quando o irmão encontra o par perfeito, a irmã, Gray, ao apaixonar-se pela namorada do irmão, quebra a sintonia entre os inseparáveis irmãos, mas acima de tudo descobre a sua sexualidade e acaba por, pela expressão usual, sair do armário.
Tal como "Georgia Rule", "Gray Matters", é uma comédia, mas com menos drama, e com um humor que por vezes exagera, com um aspecto em comum, o eterno happy end.
Por isso, como referi no título, são dois filmes leves e simpáticos, sem pretensões, agradáveis para um fim-de-semana.

Etiquetas:

quinta-feira, setembro 20, 2007

Notícias











Os amores de Dali, Buñuel e Lorca


O filme "Little Ashes" vai retratar a juventude e os amores do pintor Salvador Dali, do cineasta Luis Buñuel e do escritor Federico Garcia Lorca.

Segundo a edição on-line da revista Variety, a co-produção Reino Unido-Espanha, será realizada pelo britânico Paul Morrison.

Para dar vida aos três artistas foram escolhidos os actores Javier Beltran, Robert Pattinson e Matthew McNulty.

"A imaginação é o nosso primeiro privilégio, tão inexplicável como o caso que a provoca." Luis Buñuel

Etiquetas:

terça-feira, setembro 11, 2007

Next


Next - Sem Alternativa

Ano: 2007

Realização: Lee Tamahori

Elenco:
Nicolas Cage
Julianne Moore
Jessica Biel






Sinopse:
Cris Johnson (Cage) é um ilusionista com um dom secreto, Johnson tem a capacidade de ver alguns minutos do futuro, e esse talento dá-lhe uma importante ajuda, não só na sua profissão, mas quando precisa de ganhar algum dinheiro nas mesas de blackjack. Mas a sua estranha capacidade de bater as probabilidades não passou despercebida, e uma agente do FBI (Moore) está ansiosa por poder contar com a sua ajuda para apanhar um grupo terrorista que planeia atacar Los Angeles com uma bomba nuclear.

Comentário:
A história é original e a interpretação de Nicolas Cage muito boa, aqui a interpretar um homem simples que não escolheu ter um dom e nunca pretendeu aplicá-lo na vertente banal de super-herói.
A forma como o realizador explora o dom de Cris Johnson é bastante interessante porque mostra as diversas probabilidades do que pode acontecer, se este não as alterar. O filme é rápido na acção, tem apenas falhas ao nível dos efeitos especiais que são pouco naturais e têm por isso algumas falhas imperdoáveis.
Quanto a Julianne Moore, actriz magnífica, não brilha, talvez pela importância da personagem principal, de Nicolas Cage, mas também não desilude (como em "Freedomland").
No entanto é um filme a ver, pela história, pela exploração da mesma, e pela interpretação de Cage (a limpar a interpretação anterior no absurdo "Wicker Man").

Etiquetas:

segunda-feira, setembro 10, 2007

Eternos e intemporais













Can we start again- Tindersticks

So many times
I said that I love them
Looking over my shoulder at the door
So many times
I can't live without her
The wheel kept turning round
My feeling's changed
I went my own way
What can I say
To make you stay?

Cos in my dreams
They smother all over me
And I'm trying to explain
So many arms
Reach from my memories
Pull all at once
I'm lost amongst
The folds in their skin
I did you wrong
But I'm sorry now
And I'll show you how

If you were here now
You couldn't change
you wouldn't understand
but I'm ready now I'm ready now
I'll make you proud I was your man
and sing a song
but it's so ugly now
and I'll show you how

cos I'm ready now
I'm ready now
I'm ready now
I'm ready now
Hey I'm ready now

Can we start again?
so many times I said that I loved them
I'm ready now
but I'm ready now
Can we start again?
so many times
I can't live without her
The years was more than I could bear
It's turning round

But in my dreams Can we start again?
They smother all over me I'm ready now
And I'm trying to explain Can we start again?

So many arms reach from my memory
The wheels kept turning round

Etiquetas:

sábado, setembro 01, 2007

A Interpretação do Crime- Jed Rubenfeld

Sinopse:
Em 1909, o célebre psicanalista vienense Sigmund Freud desembarca em Nova Iorque.
Ao mesmo tempo, num sumptuoso apartamento na cidade, uma jovem é encontrada enforcada num lustre. No dia seguinte, outra jovem, Nora Acton, consegue escapar ao assassino, mas a histeria que desenvolve não lhe permite recordar-se do sucedido. O doutor Younger, o mais eminente psicanalista freudiano dos E.U.A., irá analisá-la sob a orientação do Mestre, e a pouco e pouco a complexa história familiar da rapariga vai sendo revelada.

Comentário:
Um livro policial com uma escrita fácil, para uma leitura leve e descontraída, mas que nos prende até à última página.
Entre personagens ficcionadas encontramos no livro Freud, Jung, Ferenczi e Brill, ou seja, personagens reais, psicanalistas conceituados e vamos sabendo algumas coisas a propósito de psicanálise entre outras curiosidades interessantes, sobre a vida em Nova Iorque no início do século XX e sobre a obra "Hamlet" de Shakespeare .

Excerto:
"A felicidade não tem segredos.
Os homens infelizes parecem-se todos. Algum desgosto há muito sofrido, um desejo negado, um golpe no orgulho, uma reluzente centelha de amor extinta pelo desprezo - ou pior, pela indiferença -, agarram-se a eles, ou o inverso, e, com isso, esses homens vivem envoltos no manto dos dias passados. O homem feliz não olha para trás. não olha para a frente. Vive no presente.
É aqui, porém, que reside a dificuldade. Há algo que o presente nunca pode dar: sentido. Os caminhos da felicidade e do sentido não são iguais."

Etiquetas:


referer referrer referers referrers http_referer