sexta-feira, novembro 16, 2007

Últimas leituras


O Último Távora - José Norton









Sinopse:
Quando os avós de Pedro de Almeida Portugal, os marqueses de Távora, subiram ao cadafalso de Belém, ele era ainda um menino. Durante dezoito anos ficou longe da família. Mas, na sombra, um homem poderoso velava pela sua educação, Sebastião José de Carvalho e Melo, futuro marquês de Pombal, ironicamente o carrasco que tinha perseguido a sua família.
Foi sob o signo de todas estas contradições que começou a vida do futuro 3.º marquês de Alorna! Prisioneiro também ele do nome Távora e da sua condição aristocrática, protagonizou os episódios políticos mais marcantes do seu tempo, nomeadamente a fuga da corte para o Brasil e as Invasões Francesas.


O Profeta - Khalil Gibran








Sinopse:
Publicada pela primeira vez em 1923, esta prosa poética trata de temas ligados ao misticismo. Um profeta despede-se do povo de Orphalese após doze anos de convivência e, antes da partida, compartilha a sua sabedoria, tratando de temas como o amor, a liberdade e a morte.

Comentário:

"O último Távora" é uma obra de grande interesse cultural e histórico. De leitura agradável e extremamente cativante, o livro mostra-nos o percurso de Dom Pedro de Almeida Portugal, 3.º Marquês de Alorna, 6.º Conde de Assumar.
O marquês de Alorna foi retirado à família em consequência do atentado à vida do Rei D. José, em 1758, que causou o famoso processo dos Távora. No entanto, acompanhando o seu percurso vamos conhecendo não só o processo da sua família, mas também o papel do Marquês de Pombal e a sua respectiva política, assim como as guerras napoleónicas, onde o Marquês participou, apoiando a aliança francesa.
Leitura recomendável!!!

"O profeta" foi iniciado pelo autor aos 15 anos, escrito e destruído três vezes até ser publicado.
Em forma de ensinamentos o profeta dirige-se à multidão abordando e orientando temas como a razão, a paixão, a amizade, o tempo, o crime e o castigo entre outros.

"Quando o amor vos chamar, segui-o, mesmo que os seus caminhos sejam íngremes e penosos. E quando as suas asas vos envolverem, entregai-vos a ele, ainda que a espada dissimulada nas suas penas vos possa ferir. E quando ele vos falar, crede nele, embora a sua voz possa estilhaçar os vossos sonhos como o vento do norte devasta o jardim." in O Profeta

Etiquetas:

sábado, novembro 03, 2007

Livros à mão?!














Aceitando o desafio do meu amigo Zé
  • PostScriptum

  • aqui segue a lista:

    Amo-te - Francesco Alberoni (Bertrand Editora)
    "Como na guerra, em que ambos os contendores se esquecem das coisas que os uniram e recordam apenas as discórdias, as culpas, as injustiças sofridas, para alimentar o desejo de luta."

    Jean Christophe (Vol. 1)- Romain Rolland (Edição Livros do Brasil)
    "Como é naturalmente insubordinado, sente ainda maior gosto por aquelas harmonias e acordes e o seu prazer está em encontrar exemplos nos grandes músicos que são admirados e de levá-los ao avô ou ao mestre."

    Estatuto e perspectivas do narrador na ficção de Eça de Queirós - Carlos Reis (Livraria Almedina)
    "Finalmente, ao lermos que "com o beiço trombudo, (Dâmaso) ficou mamando gravemente a boquilha", verificamos que o doador da narrativa, não se satisfazendo em depreciar o carácter da personagem, projecta ainda a sua subjectividade sobre a configuração física que assim é animalizada."

    O Conhecimento da Literatura - Carlos Reis (Almedina)
    "O que, de um certo ponto de vista e conforme antes ficou sugerido, corresponde exactamente a fazer do discurso literário a emanação de uma formação discursiva altamente coesa, selectiva e dificilmente penetrável (ou até impenetrável) pelos não-iniciados."

    O último Távora - José Norton (Publicações D. Quixote)
    "Não foi contudo suficiente para ficar optimista quanto ao seu próximo regresso: "O príncipe diz-me sempre muitos louvores de ti, não sei se é de coração ou se isto procede de uma certa debilidade que o obriga a lisonjear a pessoa com quem fala."

    Parece que as regras foram ligeiramente alteradas, e actualmente o desafio consiste em escolher 5 livros aleatoriamente, abri-los na página 161 e transcrever a 5ª linha completa de cada um.
    Assim sendo passo o desafio para:

  • A minha borboleta

  • Eu e o território

  • Sempre nas nuvens

  • Sinapses

  • Sopros da mente
  • Etiquetas:


    referer referrer referers referrers http_referer