sexta-feira, outubro 27, 2006

Teresa a Santa apaixonada

Teresa a Santa Apaixonada
Autora: Rosa Amanda Strausz
Editora: Casa das Letras

Louca, sedutora, histérica, herege, impostora, ou apenas uma mulher que amou com profunda devoção aquele que morreu para nos salvar? Quem foi Teresa D´Ávila, a santa protectora das almas apaixonadas, com quem todos compartilham os seus segredos mais íntimos?

Sinopse:
O livro conta a história de Santa Teresa d´Ávila, uma das mulheres mais apaixonantes e surpreendentes.
E Rosa Amanda Strausz lembra como é que nasceu o seu amor pela vida dessa mulher tão rara. "Sempre fui fascinada pelos textos de Teresa. O facto de terem sido escritos por uma religiosa (mais tarde canonizada), em pleno século XVI, o século mais rico em contradições da história da Espanha, deixava-me tonta. Como uma mulher teria conseguido viver - e escrever - tudo aquilo sem cair nas fogueiras da Inquisição? Que estratégias de sobrevivência teria desenvolvido para sobreviver à era comandada por Tomás de Torquemada?", indaga Rosa Amanda.
TERESA é um livro sobre o poder da palavra. Sobre uma mulher que conseguiu fazer-se ouvida numa época em que tudo o que se relacionava com o feminino era considerado pecaminoso. Sobre uma mulher com necessidades muito semelhantes às de todas nós: expressar-se e amar apaixonadamente. "Daí o subtítulo A santa apaixonada", explica a autora. Teresa era ousada, sedutora, inteligente, articulada e - sobretudo - totalmente tomada pela necessidade de amar até ao esgotamento.

"... a união entre Jesus e Teresa foi tão íntima que, passando de união a unidade, Teresa e Jesus não eram dois e distintos, senão um só e o mesmo."
Padre António Vieira

Comentário:
Para quem gosta de biografias, ou em particular hagiografias.
O livro conta-nos a vida da jovem Teresa de Ahumada Sánchez Y Cepeda, mais conhecida por Teresa d' Ávila, futura Santa Teresa de Jesus na hagiografia católica.
Conta-nos o percurso, a construção interior da oração espiritual daquela que foi fundadora da Ordem das Carmelitas descalças.

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger Era uma vez um Girassol said...

Olá Lua!
Vim agradecer a visita ao meu espaço e o que encontrei?
Surpresa das surpresas:
Uma Lua cinéfila e amante de música!!!!!
Mas que sorte a minha...
Parabéns, virei com frequência ler as críticas e informação sobre filmes, músicas e livros!
Engraçado, estive há pouco em Ávila e pude perceber como esta jovem noviça se tornou uma doutora da igreja, respeitada na generalidade, mas de forma especial pelo próprio clero.
Bjs

8:14 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer