domingo, dezembro 24, 2006

"Ligações Perigosas"



Título Original: Dangerous Liaisons

Realização: Stephen Frears

Elenco:
Glenn Close
John Malkovich
Michelle Pfeiffer
Keanu Reeves
Uma Thurman
















Sinopse:
Passa-se perto da Revolução Francesa, em plena decadência da aristocracia. Close interpreta a Marquesa de Merteuil que chama o seu ex-amante Valmont(Malkovich) para ajudá-la num plano de vingança contra o amante que a abandonou (em troca de futuros favores sexuais). É um jogo que não tem limites ou moral, desde que se cumpra uma única regra: nunca se apaixonar. Com o argumento do próprio Christopher Hampton (que adaptou o romance para o teatro), o filme tem diálogos brilhantes e cínicos.













Comentário:
Embora tenha algum apreço por "Valmont" de Milos Forman, este "Ligações perigosas" sempre me agradou mais. Hoje revi-o, creio que pela terceira vez, e continuo sempre a apreciá-lo por diversos factores.
O argumento (adaptado por Hampton a partir do romance de Choderlos de Laclos) é simplesmente fantástico. Relações humanas (o que pode haver de melhor) relações de amor, ódio, vaidade, inveja, desejo, orgulho, paixão, despeito, componentes do interior do Homem.
Glenn Close e John Malkovich representam de forma sublime (ou não fossem eles mestres da interpretação) as personagens de carácter duvidoso, amorais, sem escrúpulos, mas por quem, qualquer espectador se apaixona.
O que os move é a vaidade e o orgulho, o que os perde é o amor. Porque qualquer vilão, não consegue resistir a determinadas forças da Natureza e da vida, mesmo que queira cumprir uma regra num jogo perigoso.
Em suma, rever "Ligações perigosas" é ter o prazer de ver um fabuloso elenco e fruir de uma história cheia de força.

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Psipsina said...

Excelentes, o livro e o filme! Também tenho que o rever.

8:49 da tarde  
Blogger Wellvis said...

Pode parecer ridículo mas a única adaptação cinematográfica desta história que conheço é o estúpido - mas atenção: banda sonora cool - «Cruel Intentions»! Nem o «Valmont» do Milos Forman eu vi. Uma vergonha.

4:01 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer