quinta-feira, junho 21, 2007

Ler Mishima


Yukio Mishima (三島由紀夫 Mishima Yukio) é o nome artístico utilizado por Kimitake Hiraoka (平岡公威 Hiraoka Kimitake), novelista e dramaturgo japonês mundialmente conhecido por romances como "O Templo do Pavilhão Dourado" (金閣寺 Kinkaku-ji) e "Cores Proibidas" (禁色 Kinjiki). Escreveu mais de 40 novelas, poemas, ensaios e peças modernas de teatro Kabuki e Nô.


Morte em pleno Verão - Três contos profundos, de uma violência arrepiante. Mishima é um verdadeiro mestre em realidades que se referem à solidão, ao abandono, ao amor incondicional, sobretudo verdades cruas, vidas difíceis, sentimentos contrastantes.

"Não foi por cansaço que o tenente finalmente se separou de Reiko. Por um lado, não queria enfraquecer a considerável energia de que necessitava para executar o suicídio. Por outro, não teria gostado de corromper pela saciedade a doçura desses últimos abraços. Ao ver que o tenente se detinha, Reiko seguiu-lhe o exemplo com a docilidade habitual. Nus, estendidos de costas, com os dedos das mãos enlaçados, olhavam fixamente o tecto sombrio."

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger spring said...

Em tempos Yukio Mishima teve uma visibilidade enorme na imprensa portuguesa, depois a maioria esqueceu-se dele, é excelente recordá-lo aqui:)
"O Marinheiro Que Perdeu as Graças do Mar" é talvez o livro mais relido aqui na casa. "Morte no Verão" na edição da relógio d'água reune alguns dos contos, mas não todos os que constam da edição de "Edições Ró" que são dez contos. "A Tetrologia do Mar" é a sua obra maior enviada para o editor na véspera do seu "suicídio". O filme "Mishima" realizado por Paul Schrader, oferece-nos o retrato do homem e do escritor (através da encenação de diversas passagens de alguns dos seus livros). Yukio Mishima é uma referência no universo literário que merece ser recuperada.
cumprimentos cinéfilos
paula e rui lima

9:07 da tarde  
Blogger Luís A. said...

não foi o Paul Schrader que fez um filme sobre o Mishima? se alguem souber onde o arranjar, mande-me um mail:) tankssss

1:08 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer