segunda-feira, julho 23, 2007

Além - J. K. Huysmans


Sinopse:

Em 1891, Além foi considerada uma obra audaciosa e multiplicou-se na tiragem até às dezenas de milhares. Huysmans concentrou temas de várias frentes neste romance, todos a maior ou menor distância de uma mesma luta: a que confronta dois poderes, do Bem e do Mal, a que opõe desde a Idade Média a igreja de Roma e o seu reverso satânico.
Há, como ilustração de tudo isto, a história de Gilles de Rais, monstruoso pedófilo dos tempos de Joana d'Arc, a história da promiscuidade das mais altas figuras da Igreja com os praticantes da magia, o relato de uma missa negra em Paris, uma aventura em lençóis um tanto frios mas sem o véu de nenhum disfarce sobre a sua sexualidade malsã.

Comentário:

Um livro que por entre a ficção, que contorna e discute a eterna luta entre o BEM e o MAL, vai relatando a história e todo o processo de Gilles de Rais, um dos "monstros" da história, atroz, cruel, orgulhoso e profundamente inteligente, ao mesmo nível de Erzsébet Báthory e Vlad o Empalador ("Nasci sob uma estrela tal, que ninguém no mundo fez, ou poderá um dia vir a fazer, o que eu fiz").
Diria desta forma que temos uma base histórica interessante que nos dá a conhecer a figura do Marechal Gilles de Rais e, por outro lado, uma não menos interessante dissertação ao longo de todo o livro, entre as personagens ficcionadas, a propósito dessa eterna luta, que se envolve numa neblina de misticismo.
Alquimia, satanismo, missas brancas e missas negras, astrologia, o poder do toque dos sinos, das pedras preciosas, os símbolos, a Idade Média e a Idade Moderna, Deus e o Demónio, o Messias e o Anticristo tudo se conjuga em longos diálogos, de facto dissertativos, com inúmeras referências, que dão a esta obra um carácter de originalidade e excepção.
"No Além tudo se toca."

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger pseudo-autor said...

Cara, estou procurando esse livro pra dar de presente à minha prima (eu falei com ela sobre a história e ela ficou interessadíssima), mas não tenho conseguido encontrar aqui pelo RJ. Tinha feito uma escolha de fugir de portais como submarino e mercado livre, mas já vi que terei de recorrer a eles pra comprar a obra.

Estou lançando na rede um espaço onde reunirei todo tipo de informação sobre comunicação, ciberespaço, internet, mercado editorial, webdesign, etc... Tenho tanta coisa em casa encostada que acabei por tomar coragem e disponibilizar o material (tem sempre alguém procurando algo em algum lugar). O endereço é http://houseagency.blogspot.com

12:59 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer