sábado, setembro 22, 2007

Filmes de fim-de-semana





Georgia Rule - Regras Para Ser Feliz
Realização: Garry Marshall
Elenco: Jane Fonda, Lindsay Lohan, Felicity Huffman, Dermot Mulroney







Sinopse:
Quando Lily (Huffman) já não consegue lidar com Rachel (Lohan), a sua rebelde filha adolescente, decide regressar ao sítio aonde jurou nunca voltar - a casa da mãe, Georgia (Fonda). Durante um Verão cheio de surpresas, três gerações de mulheres vão viver debaixo do mesmo tecto e segundo as mesmas regras... as de Georgia.






Gray Matters
Realização: Sue Kramer
Elenco: Heather Graham, Thomas Cavanagh, Bridget Moynahan








Sinopse:
Gray (Heather Graham) e Sam (Thomas Cavanagh) são irmãos com uma personalidade parecida e uma situação em comum: não conseguem arranjar um par perfeito. Para reverter a situação, um passa a ajudar o outro na procura desse par. Numa dessas procuras Sam conhece Charlie (Bridget Moynahan)num parque e apaixona-se. O problema é que Gray também se apaixona por ela.


Comentário:
Como várias vezes afirmo, não sou propriamente admiradora de comédias, mas de vez em quando lá vejo algumas. Talvez seja o género que menos aprecio, no entanto é um género que me faz abstrair e não pensar muito, quando o espírito é mesmo esse (excepto aquelas comédias mesmo muito más que não conseguem distrair, abstrair, ou agradar minimamente).
Georgia Rule é uma daquelas comédias com uma pitada de drama. A filha rebelde, a mãe alcoólica, o padrasto pervertido, a avó cheia de regras (Georgia)e uma pacata vila conservadora. Daqui resulta algum bom humor, algumas situações bem caricatas, sem cair muito no exagero. Pelo meio da comédia vai-se desenhando um pequeno drama familiar, com relações bem turbulentas entre as personagens femininas, que, sem surpresas, se vai desenvolvendo a caminho do happy end, típico do género.
Gray Matters, ao contrário de "Georgia Rule", tem nos papéis principais dois irmãos cuja relação não podia ser mais próxima e amigável, ao ponto de muitas vezes os julgarem namorados. Dois irmãos inseparáveis (não os psicóticos irmãos Mantle de Cronenberg evidentemente)que vivem juntos, solteiros, com interesses e gostos iguais, sempre à procura do par perfeito, sempre contribuindo para que o outro o encontre.
Quando o irmão encontra o par perfeito, a irmã, Gray, ao apaixonar-se pela namorada do irmão, quebra a sintonia entre os inseparáveis irmãos, mas acima de tudo descobre a sua sexualidade e acaba por, pela expressão usual, sair do armário.
Tal como "Georgia Rule", "Gray Matters", é uma comédia, mas com menos drama, e com um humor que por vezes exagera, com um aspecto em comum, o eterno happy end.
Por isso, como referi no título, são dois filmes leves e simpáticos, sem pretensões, agradáveis para um fim-de-semana.

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger PostScriptum said...

Como dizes, são dois filmes leves e simpáticos.
Beijinho, S.

10:26 da manhã  
Blogger Museu do Cinema said...

Vi o trailer do Gray Matters e achei bem interessante!

1:49 da tarde  
Blogger MCA said...

Obrigada pela visita à BdJ (e pelos parabéns). Voltarei.

1:54 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer