sábado, outubro 27, 2007

Cagliostro


O último alquimista - Conde Cagliostro, o mestre da Magia na Idade da Razão
Autor: Iain McCalman







SINOPSE: "Eternizado em óperas, romances, filmes, canções e bandas desenhadas, Giuseppe Balsamo, o conde Cagliostro, é uma das personalidades mais fascinantes de todos os tempos. Nascido em 1743, na Sicília, conseguiu enganar ou fascinar grande parte dos mais poderosos nobres, dos maiores sacerdotes e dos principais pensadores da Europa do século XVIII. O último alquimista, de Iain McCalman, é uma biografia que explica o porquê de Cagliostro despertar o encantamento e o desprezo da humanidade há 250 anos."


Comentário:
Obra muito interessante que nos dá a conhecer o percurso longo e atribulado de Giuseppe Balsamo, o Conde Cagliostro, desejado por muitos e indesejado por tantos outros como Casanova, Maria Antonieta, ou a imperatriz russa Catarina a Grande. Envolvido em inúmeras polémicas como a história do colar de diamantes, na corte francesa de Maria Antonieta, que o levou a passar uma temporada na Bastilha, Cagliostro ficou marcado como mito, charlatão ou clarividente, digno de incredulidade ou admiração, continuando até hoje como um mistério.
Associado à maçonaria, aos Illuminati, aos Templários, sobre ele se escreveu muita coisa. Alexandre Dumas escreveu um romance em dez volumes, Alexandre Dumas filho escreveu uma peça e Orson Welles interpretou Cagliostro no cinema.

No livro:
"Cada cidade italiana tem o seu santo protector. (...) Que figura poderia personificar a capital siciliana, ser o arquétipo desse "palermitanismo" que tornou a cidade famosa? A escolha mais óbvia é a do charlatão, impostor, alquimista, falsário, sedutor e burlão do século XVIII que se fazia chamar Conde Cagliostro".

Vicenzo Salerno

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger PostScriptum said...

Virei cá com mais tranquilidade. Deixei-te um desafio..
Beijos

8:44 da tarde  
Blogger hfm said...

Só hoje descobri este blog. Voltarei seguramente.

12:29 da tarde  
Blogger Susana Fonseca said...

Zé daqui a pouco vou responder ao teu desafio. :)
Obrigada pela visita hfm, também passarei por lá.

3:05 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer