sexta-feira, novembro 16, 2007

Últimas leituras


O Último Távora - José Norton









Sinopse:
Quando os avós de Pedro de Almeida Portugal, os marqueses de Távora, subiram ao cadafalso de Belém, ele era ainda um menino. Durante dezoito anos ficou longe da família. Mas, na sombra, um homem poderoso velava pela sua educação, Sebastião José de Carvalho e Melo, futuro marquês de Pombal, ironicamente o carrasco que tinha perseguido a sua família.
Foi sob o signo de todas estas contradições que começou a vida do futuro 3.º marquês de Alorna! Prisioneiro também ele do nome Távora e da sua condição aristocrática, protagonizou os episódios políticos mais marcantes do seu tempo, nomeadamente a fuga da corte para o Brasil e as Invasões Francesas.


O Profeta - Khalil Gibran








Sinopse:
Publicada pela primeira vez em 1923, esta prosa poética trata de temas ligados ao misticismo. Um profeta despede-se do povo de Orphalese após doze anos de convivência e, antes da partida, compartilha a sua sabedoria, tratando de temas como o amor, a liberdade e a morte.

Comentário:

"O último Távora" é uma obra de grande interesse cultural e histórico. De leitura agradável e extremamente cativante, o livro mostra-nos o percurso de Dom Pedro de Almeida Portugal, 3.º Marquês de Alorna, 6.º Conde de Assumar.
O marquês de Alorna foi retirado à família em consequência do atentado à vida do Rei D. José, em 1758, que causou o famoso processo dos Távora. No entanto, acompanhando o seu percurso vamos conhecendo não só o processo da sua família, mas também o papel do Marquês de Pombal e a sua respectiva política, assim como as guerras napoleónicas, onde o Marquês participou, apoiando a aliança francesa.
Leitura recomendável!!!

"O profeta" foi iniciado pelo autor aos 15 anos, escrito e destruído três vezes até ser publicado.
Em forma de ensinamentos o profeta dirige-se à multidão abordando e orientando temas como a razão, a paixão, a amizade, o tempo, o crime e o castigo entre outros.

"Quando o amor vos chamar, segui-o, mesmo que os seus caminhos sejam íngremes e penosos. E quando as suas asas vos envolverem, entregai-vos a ele, ainda que a espada dissimulada nas suas penas vos possa ferir. E quando ele vos falar, crede nele, embora a sua voz possa estilhaçar os vossos sonhos como o vento do norte devasta o jardim." in O Profeta

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger PostScriptum said...

Dois excelentes livros que recomendas. Posso sublinhar essa recomendação?
Um beijo

4:49 da tarde  
Blogger Luna Tic said...

Parecem-me interessantes... sempre me interessei por romances históricos...
Quando a minha prateleira se desanuviar de páginas em espera talvez pegue nalgum desses...


Saudalunações

4:03 da tarde  
Blogger manhã said...

vou procurar.

8:24 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer