terça-feira, janeiro 30, 2007

5x2


5x2
5x2: Cinco Vezes Dois | 5 x 2 - Cinq Fois Deux

Realização:
François Ozon

Elenco:
Valeria Bruni-Tedeschi
Stéphane Freiss


Sinopse:
O momento de assinar os papéis de divórcio. Um jantar com os amigos. O nascimento do filho. O casamento. O primeiro encontro. Cinco momentos na história de um homem e de uma mulher.

Crítica:
"5x2 é um filme sombrio - e a névoa parte do ecrã para a sala com uma eficácia a todos os títulos admirável."
- Jorge Leitão Ramos (Expresso)

Comentário:
Uma história, aparentemente quotidiana, do fim de um casamento, com todos os sentimentos envolventes, tratada de forma peculiar, com interpretações excelentes.
A história começa com o divórcio e em analepse retoma o início da relação, passando por cinco capítulos, que nos mostram assim em crescendo o que levou à união e o que "poderá" ter levado à separação, já que esta última pode ter diferentes interpretações.

Etiquetas:

segunda-feira, janeiro 29, 2007

Elizabeth


Elizabeth

Realização: Shekhar Kapur
Elenco: Cate Blanchett, Geofrey Rush, Christopher Eccleston, Joseph Fiennes, Richard Attenborough.
Ano: 1998









Sinopse:

O filme analisa a Inglaterra absolutista de Elizabeth I (Isabel, a Rainha Virgem), que subiu ao trono em 1558 para tornar-se a mulher mais poderosa do mundo.

















Comentário:

Ver ou rever Elizabeth...
Primeiro que tudo Cate Blanchett..grande Cate Blanchett! Depois, tecer comentários sobre o filme parece-me quase desnecessário. Eu gosto de romances históricos e, por sua vez, filmes históricos.
No que diz respeito a este, em particular, é possuidor de um elenco absolutamente fantástico e retrata de forma sublime o acidentado início do reinado de Elizabeth, filha de Henrique VIII, que mostra bem ser filha deste, pelo carácter forte com que lutou e fez de Inglaterra um reino rico e seguro, derrubando todos os inimigos e seguindo apenas os seus princípios e as suas crenças.

Etiquetas:

terça-feira, janeiro 23, 2007

A sombra do vento



A Sombra do Vento
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Editor: Publicações D. Quixote
Colecção: Ficção Universal
Nº Páginas: 400






Sinopse:
Numa manhã de 1945, um rapaz é conduzido pelo pai a um lugar misterioso, oculto no coração da cidade velha: "o Cemitério dos Livros Esquecidos". Aí, Daniel Sempere encontra um livro maldito que muda o rumo da sua vida e o arrasta para um labirinto de intrigas e segredos enterrados na alma obscura de Barcelona.

Comentário:
Esta foi a minha primeira leitura de 2007… uma prenda de Natal oferecida pela minha grande amiga Judith, à qual agradeço ter-me proporcionado belos momentos com a leitura deste livro.
Este é um daqueles livros que quando começado, não nos dá descanso até o terminarmos, é daqueles livros que têm o poder de nos transportar para dentro das páginas e esquecer tudo à nossa volta.
"A sombra do vento" é uma verdadeira surpresa, com uma escrita fluida mas carregada de poesia, pleno de emoções, que nos faz rir (principalmente com o grande Fermín Romero de Torres) e nos faz chorar pelos encontros e desencontros das personagens, unidas por um elo mais forte que a própria vida. Todas as personagens têm uma força que as leva a continuar a viver nas páginas, mesmo depois de mortas.
A forma como a narrativa se constrói e a forma como nos é descrita permanece. Quando fechei o livro fiquei com o coração cheio e com a cabeça inundada de frases e passagens que persistem, por outro lado fiquei com aquela melancolia de quando acabamos AQUELE livro que nos consumiu e nos levou aos territórios especiais que só a literatura possui.

Passagens do livro:
"Cada livro, cada volume que vês, tem alma. A alma de quem o escreveu e a alma dos que o leram e viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro muda de mãos, cada vez que alguém desliza o olhar pelas suas páginas, o seu espírito cresce e torna-se forte."

"Poucas coisas marcam tanto um leitor como o primeiro livro que realmente abre caminho até ao seu coração."

"Alguém disse uma vez que no momento em que paramos a pensar se gostamos de alguém, já deixamos de gostar dessa pessoa para sempre."

"Enquanto nos recordam, continuamos vivos."

"Vestia de marfim e trazia o mundo no olhar. Mal me lembro das palavras do padre, nem dos rostos perdidos de esperança dos convidados que enchiam a igreja naquela manhã de Março. Permanece apenas em mim o roçagar dos seus lábios e, ao entreabrir os olhos, o juramento secreto que trazia na pele e que recordaria todos os dias da minha vida."

"Bea diz que a arte de ler está a morrer muito lentamente, que é um ritual íntimo, que um livro é um espelho e que só podemos encontrar nele o que já temos dentro, que ao ler aplicamos a mente e a alma, e que estes são bens cada dia mais escassos."

Etiquetas:

domingo, janeiro 21, 2007

Déjà vu cinematográfico

Filhos perdidos/desaparecidos, paranóias, verdade, ilusão, superstições, fantasmas, aliens, etc. Mais um déjà vu cinematográfico.

Half Light - No Limiar da Verdade (2006)
Realização: Craig Rosenberg
Elenco: Demi Moore
Sinopse:
Depois do afogamento trágico do filho de 5 anos, a romancista Rachel Carlson muda-se para uma casa de campo na costa da Escócia. Mas os demónios de Rachel não ficaram para trás e a solidão e a paranóia tornam-na incapaz de distinguir o que é real e o que é imaginário na luta para salvar a sua vida.


The dark - Na Escuridão(2005)
Realização: John Fawcett
Elenco: Maria Bello
Sinopse:
Uma família muda-se para uma remota zona rural. É neste lugar que a perturbada Adelle, para salvar a sua filha, terá de enfrentar um estranho mundo onde os piores receios ganham vida. Adelle terá de confrontar os seus próprios medos e inseguranças. O que verá ela na escuridão?


The Forgotten - Misteriosa Obsessão (2004)
Realização: Joseph Ruben
Elenco: Julianne Moore
Sinopse:
Telly Paretta (Moore) vive atormentada pela memória do acidente que matou o seu filho de 8 anos. Enquanto tenta recuperar do desgosto, o marido e o seu psiquiatra insistem em dizer-lhe que ela está a delirar e o que o filho nunca existiu. Desorientada, tenta encontrar provas da sua existência, mas tudo desapareceu...

Etiquetas:

quinta-feira, janeiro 11, 2007

Filmes de 2006 (estreados em Portugal)

Sem tempo para ver as últimas estreias do ano, deixando passar alguns filmes relevantes, deixo aqui as minhas preferências referentes a 2006. A ordem é aleatória e é possível que me tenha esquecido de algum.



- Caché - Nada a esconder (Michael Haneke)











- Jarhead- Máquina Zero (Sam Mendes)










- Match Point (Woody Allen)










- A history of violence- Uma história de violência (David Cronenberg)








- La Tigre e la Neve - O tigre e a neve (Roberto Benigni)










- Modigliani (Mick Davis)










- Le temps qui reste - O tempo que resta (François Ozon)










- The squid and the whale - A lula e a baleia (Noah Baumbach)









- Volver - Voltar (Pedro Almodóvar)










- The lost city - Havana - Cidade Perdida (Andy Garcia)











- Lady in the water - A senhora da água (M. Night Shyamalan)









- Marie Antoinette - Maria Antonieta (Sofia Coppola)










- The Black Dahlia - A dália negra (Brian De Palma)











- The Three Burials of Melquiades Estrada - Os Três Enterros de um Homem (Tommy Lee Jones)










- Good Night, and Good Luck - Boa Noite e Boa Sorte (George Clooney)

Etiquetas:

quinta-feira, janeiro 04, 2007

Última leitura em 2006

O post vem em atraso, mas enfim, esta foi a minha última leitura de 2006. Um livro de contos, de uma singeleza própria de Sophia.



Contos Exemplares - Sophia de Mello Breyner Andresen, 1962.

O seu nome faz uma referência directa, explícita numa citação no início do livro, às Novelas exemplares de Miguel de Cervantes ("é-lhes dado o nome de exemplares, e se virdes bem, não há nenhum do qual não se possa retirar um exemplo").


(...)"De facto, para conquistar todo o sucesso e todos os gloriosos bens que possui, Mónica teve que renunciar a três coisas: à poesia, ao amor e à santidade.
A poesia é oferecida a cada pessoa só uma vez e o efeito da negação é irreversível. O amor é oferecido raramente e aquele que o nega algumas vezes depois não o encontra mais. Mas a santidade é oferecida a cada pessoa de novo cada dia, e por isso aqueles que renunciam à santidade são obrigados a repetir a negação todos os dias."(..)

Etiquetas:


referer referrer referers referrers http_referer