sexta-feira, abril 27, 2007

Não Digas a Ninguém - Ne Le Dis à Personne

Realização: Guillaume Canet

Elenco:
François Cluzet,
Marie-Josée Croze,
André Dussollier
Kristin Scott Thomas

País: França Ano: 2006









Sinopse:
Alex é incapaz de passar um dia sem pensar no seu amor perdido. A mulher, Margot, foi brutalmente assassinada por um "serial-killer". Oito anos volvidos, Alex recebe um e-mail anónimo. Quando o abre vê uma imagem de uma mulher no meio da multidão, filmada em tempo real. Essa mulher é Margot...

Revolution - Kenen Joukoissa Seisot

Realização:
Jouko Aaltonen

Elenco:
Agit-Prop
Torpeedo
Arkiviisu












Sinopse:
"Revolution" é um documentário sobre o movimento musical na revolução finlandesa de 1970. Na luta por um mundo melhor, o Socialismo parecia uma alternativa verdadeira. As canções desempenhavam um papel central nesta revolução e fizeram surgir centenas de bandas. Ex-revolucionários, agora na meia-idade, revisitam as suas canções de combate, cantando-as em ambientes reveladores dos seus estatutos e locais de trabalho actuais, o que dá ao filme um lado de encenação muito cómico.

Comentário:

Não digas a ninguém - Vencedor de 4 Césars em 2007, nas categorias de Melhor Realizador, Melhor Actor, Melhor Música Escrita para um Filme e Melhor Montagem, "Não digas a ninguém" é um filme com excelentes interpretações e um enredo bem construído, que nos deixa absolutamente ligados ao filme até ao último minuto. Para além do enredo ao jeito policial, tem um lado de história de amor, que no fundo é o motor para que tudo aconteça.
(No Monumental)

Revolution - Para além do interesse histórico, ao abordar a revolução de 1970 na Finlândia, este documentário faz renascer as canções da época, cantadas pelos mesmos intérpretes, mas na actualidade. O que não deixa de ser peculiar o retrato dos antigos jovens revolucionários, hoje num retrato das vidas presentes, dos locais de trabalho, tão distantes daquilo que foram e viveram.
(No Festival Indie Lisboa)

Etiquetas:

sábado, abril 21, 2007


V for Vendetta

Ano: 2006

País: E.U.A./Alemanha

Realização: James McTeigue

Elenco:
Natalie Portman
Hugo Weaving
Stephen Rea
Stephen Fry
John Hurt


Evil - Ondskan - Cruel

Ano: 2003

País: Suécia

Realização:
Mikael Håfström

Elenco:
Andreas Wilson
Henrik Lundström
Gustaf Skarsgård

Comentários:

V for Vendetta - Baseado na Banda desenhada de Alan Moore e David Lloyd, "V for Vendetta" passa-se em Inglaterra, no ano 2020, país liderado por um governo totalitário e fascista. Uma das vítimas desse governo torna-se um anarquista que pretende derrubar o mesmo, escondido pela máscara de Guy Fawkes (o soldado inglês católico que pretendeu, no séc. XVII, rebelar-se contra o governo protestante da época).
Com algumas diferenças da banda desenhada que o criou, "V for Vendetta", não deixa de tornar-se interessante, com boas interpretações por parte de Hugo Weaving e Natalie Portman. A banda sonora é óptima, desde "Cry me a river" até ao momento em que V e Evey dançam ao som de "Antony and The Johnsons". A fotografia é escura e simbólica, mas ao iluminar a máscara de V consegue dar-nos contornos de expressividade.
E a história ficcional, acaba por recordar tantas situações reais, pelo domínio ao longo da História mundial de governos totalitários e pela tentativa de derrubá-los em nome da liberdade, seja por anarquismo ou apenas por um direito que o Ser Humano possui.

Evil - Erik, um jovem de 16 anos, tem uma vida cheia de violência e desacatos. Ao ser expulso da escola, a mãe inscreve-o num colégio interno, como uma última oportunidade de concluir os estudos e conter essa violência e rebeldia.
O filme foi nomeado ao Óscar para melhor filme estrangeiro em 2004, mas não nos traz nada de novo. A história resume-se à opressão em colégios internos (desta feita com a diferença de quem comanda são os alunos mais velhos, totalmente livres, sem obstáculos por parte da direcção), a história do jovem rebelde, agredido pelo padrasto, que ingressa num colégio interno e quase todos os dias tem de pôr à prova a sua contenção e resistência à violência de que é vítima, indo assim contra a sua natureza, enfim a história de alguém que irá ou não vencer o sistema.
Ressalto a interpretação do jovem Erik, expressiva e inexpressiva quando convem.

Etiquetas:

terça-feira, abril 17, 2007

Leitura de férias


A Troca - David Lodge









Sinopse:
A Universidade do Estado de Euforia, nos Estados Unidos, uma selva de vidro e betão, e a Universidade de Remexe, na Grã-Bretanha, velha e de tijolo, têm um programa de intercâmbio anual dos seus docentes. Normalmente, as trocas ocorrem sem qualquer história digna de registo.
Mas quando o Professor Philip Swallow troca de lugar com o Professor Morris Zapp, os dois académicos vêem-se apanhados num verdadeiro turbilhão, a que ninguém fica imune: estudantes, colegas, mesmo as próprias mulheres, todos são trocados à medida que a tensão cresce.

Críticas:

"De longe o mais divertido romance do ano..." — Daily Mail

"Nunca, desde Lucky Jim, encontrei livro mais engraçado sobre a vida académica." — Sunday Times

Comentário:
David Lodge, numa escrita simples e bem humorada, apresenta-nos as aventuras e desventuras destes dois professores, que "trocaram" de Universidade e, consequentemente, de país. Mas a troca não se resume apenas ao que citei, alonga-se a "outras trocas", de forma irónica e sarcástica.
O livro ideal para levar para férias...

Etiquetas:

sexta-feira, abril 13, 2007

Ainda com a cabeça nas férias...


referer referrer referers referrers http_referer